quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Rinoplastia e otoplastia: o que é preciso saber sobre as plásticas de nariz e orelha

O mundo da cirurgia plástica pode parecer bem distante da realidade de muita gente. Mas entender alguns termos e procedimentos pode ser mais simples do que se imagina. A <b>rinoplastia</b> e a <b>otoplastia</b> são alguns dos exemplos de intervenções comuns. Vamos aprender um pouco mais sobre cada uma delas e quais resultados poderá conseguir.

<h2>O que são rinoplastia e otoplastia? </h2>
Para quem não sabe, a <b>rinoplastia</b> é a cirurgia também chamada de plástica de nariz. Já otoplastia se refere à plástica de orelha. E, embora as duas tenham como objetivo principal melhorar a autoestima dos pacientes, existem alguns detalhes que as diferenciam.

Como são dois procedimentos diferentes, não queremos confundir a cabeça de vocês. Por isso, apresentaremos primeiro a <b>rinoplastia</b>. Depois, daremos mais informações sobre a otoplastia. Vamos lá.

<h3>Rinoplastia: como ter o nariz dos sonhos com esse procedimento</h3>
Não é à toa que a <b>rinoplastia</b> ainda é uma das cirurgias mais requisitadas. Mudar o nariz é o sonho de um grande número de pessoas, especialmente mulheres. Olhar-se no espelho e perceber que essa parte não combina com o rosto pode ser desanimador.

Imagina, por exemplo, sofrer um acidente e ficar com o nariz deformado. Ou desde o nascimento, ter algum problema de má formação nessa área. Há ainda aqueles que não conseguem respirar direito por causa do formato nasal ou de algo do gênero.

Mesmo que essa seja uma questão estética, para alguns, pode ser bem mais do que isso. Certas pessoas ainda sofrem com comentários ou piadinhas de colegas e afins a respeito do nariz. Ser chamado de “nareba”, ”tucano” ou “Pinóquio” pode não ser fácil.

Mas, afinal, o que a <b>rinoplastia</b> pode fazer? Quem é o profissional responsável por isso? Quando custa, em média, o procedimento no Brasil? Qualquer pessoa pode passar por essa cirurgia?
Para tentar responder às principais dúvidas que surgem na hora em que alguém busca informações sobre a <b>rinoplastia</b>, separamos algumas perguntas comuns.

<h4>Para que serve a rinoplastia? </h4>
São muitas as motivações para que alguém queira fazer a <b>rinoplastia</b>. Mas é essencial saber o que pode ser feito ou não nesse tipo de plástica. Para isso, separamos uma lista de coisas:
  • Reduzir nariz muito grande;
  • Aumentar aqueles pequenos demais, com cartilagens ou preenchimentos;
  • Corrigir questões como nariz achatado;
  • Alterar ponta do nariz, por ser muito arrebitada ou outro motivo;
  • Amenizar o calombo na parte de cima do nariz, chamado de giba nasal, que incomoda determinadas pessoas;
  • Melhorar dificuldades de respirar devido a um problema na estrutura do nariz;
  • Consertar nariz torto ou deformado devido a algum acidente ou trauma.

O mais importante, no entanto, é que o desejo parta da própria pessoa. Mesmo que seja para se adequar a um padrão de beleza, o paciente precisa estar ciente dessa escolha e de seus efeitos e consequências.

<h4>Otorrino ou cirurgião plástico: quem escolher para a rinoplastia? </h4>
Quando o assunto é <b>rinoplastia</b>, existe uma “briga” entre profissionais de duas áreas da medicina: o cirurgião plástico e o otorrinolaringologista. O ideal, na verdade, é que o médico tenha as duas formações.

Mas, se for optar por apenas uma das especialidades, o melhor é levar em conta o histórico de cada um. Isso porque, durante a formação de um médico otorrino, por exemplo, ele não aprende quase nada sobre cirurgias voltadas à estética. É raro ver cursos que ofereçam isso.

Esses profissionais, no entanto, entendem da fisiologia do nariz como ninguém. Ao mesmo tempo em que talvez tenham dificuldades de entender mais sobre harmonia facial, podem se sair bem na parte funcional da <b>rinoplastia</b>.

Por outro lado, os cirurgiões plásticos são feras na parte estética. Mas ninguém vai querer um nariz lindo que tenha dificuldades para respirar. Então, o mais importante é tentar ver outros casos semelhantes ao seu e se tiveram sucesso.

Os dois profissionais estão habilitados a fazer a <b>rinoplastia</b>. Mas ambos podem ter limitações. O ideal é fazer uma análise de cada um ou receber indicações de outros que já se submeteram ao procedimento.

<h4>A partir de que idade a rinoplastia pode ser feita? </h4>
Meninas e meninos a partir dos 13 anos já podem passar por uma <b>rinoplastia</b>. Antes dessa idade é perigoso, pois a estrutura nasal não costuma estar toda formada. Portanto, se sua criança nasceu com uma má-formação, sofreu algum trauma ou demonsrou vontade de mudar o nariz, espere até completar esse marco.

<h4>Quanto tempo dura a cirurgia de rinoplastia? </h4>
A duração do procedimento depende da habilidade do médico e do tipo de mudança que o paciente quiser. Mas, em média, costuma levar entre 1h30 e 3h, desde o momento da anestesia.

<h4>Como é a recuperação após a rinoplastia? </h4>
Cada organismo é diferente. E a cicatrização pode ser rápida e sem dor. Mas, em alguns casos, isso pode ser mais lento e incômodo. A parte boa é que geralmente é fácil esconder a cicatriz, já que a sutura é na parte interior da narina.
O que tende a ser igual em todos os casos é o período de uma semana em que o paciente deve ficar com um gesso ou plástico protegendo o nariz. E os médicos podem ainda fazer recomendações, como evitar tomar sol na +area operada e evitar esforço excessivo, como pegar peso.

<h4>Quanto custa a rinoplastia? </h4>
Tudo vai depender da experiência e habilidade do médico, mas o valor tende a variar entre R$3 mil e R$12 mil. Portanto, este é um investimento que necessita bastante atenção do paciente antes de ser executado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário