domingo, 21 de fevereiro de 2016

Compreendendo a cirurgia de rinoplastia

Compreendendo a cirurgia de rinoplastia



Rinoplastia é a cirurgia plástica realizada no nariz, considerada uma das cirurgias estéticas da face mais procurada. Por ser uma cirurgia elaborada, é considerada complexa.  O objetivo é melhorar a proporção do nariz na busca pela melhor aparência da face, além de corrigir dificuldades respiratórias causadas por anormalidades estruturais, como, por exemplo, o desvio de septo quando necessário. E acreditem, a moda dos selfies contribuiu muito para o aumento do desejo em realizá-la, um sonho de pacientes que buscam um equilíbrio estético facial.

A rinoplastia pode ser realizada através de duas técnicas, sendo elas ABERTA ou FECHADA. A técnica aberta é realizada através de pequenas incisões na columela e se preciso nas asas nasais, a pele é erguida e a estrutura nasal interior é exposta, permitindo uma visão minuciosa interna, e neste caso há pequenas cicatrizes externas que se tornam imperceptíveis no decorrer do tempo. A técnica fechada é realizada através de pequenas incisões no interior do nariz, permitindo manuseio de osso e cartilagem através de pequenos instrumentos, nesta técnica não há exposição da parte inferior do nariz.
Sendo assim, deve-se considerar a peculiaridade de cada técnica antes da tomada de decisão. Cada cirurgião tem preferência por uma delas, e para isso é preciso avaliar as características de cada nariz para opção pela mais adequada ao paciente. No caso de rinoplastia estruturada, quando é colocado enxerto na estrutura do nariz, é sempre utilizada a técnica aberta, nela, os resultados são mais previsíveis e consistentes. Apesar de procedimentos diferentes, as duas técnicas oferecem resultados notáveis e satisfatórios.

As anestesias aplicadas numa rinoplastia variam de acordo com a preferência do médico e paciente. Em geral é utilizada anestesia local com sedação, em que o nariz e áreas próximas ficam adormecidas e o paciente em estado de relaxamento, podendo dormir ou não dependendo da associação de medicamentos sedativos. E outra opção também muito usada é a anestesia geral, ao qual o paciente dorme e o corpo fica totalmente anestesiado. O tipo de anestesia influencia no período de internação, que pode variar entre 8h a 24 horas, de acordo com as exigências do médico.

 Em geral, a rinoplastia é um cirurgia que exige muita paciência, pois, apesar de o resultado primário já ser notado na retirada dos curativos, que ocorre aproximadamente no 6º dia de pós operatório, a presença do inchaço é constante e o desinchaço ocorre gradativamente. A partir de 6 meses, já há diminuição considerável do inchaço, e os médicos recomendam que o resultado final seja considerado após 01 ano de cirurgia. Em alguns casos, há necessidade de uma nova intervenção cirúrgica, ou seja, rinoplastia secundária, para correção de complicações e/ou insatisfações decorrentes de cirurgias anteriores.